NÃO À OBRIGATORIEDADE DO VOTO: O VOTO LIVRE

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

NÃO À OBRIGATORIEDADE DO VOTO: O VOTO LIVRE

Mensagem por ProjetoANB em Dom Maio 08, 2016 5:50 pm

COMENTÁRIO SOBRE O QUADRO ATUAL

Depois das eleições diretas, lá pelos idos de 1984, marcando também o fim da Ditadura Militar, o brasileiro pôde exercer o chamado Sufrágio Universal na sua forma direta, ou seja, o direito de voto a todos os indivíduos considerados maduros para tal ato. Isso foi um marco extremamente importante para a democracia, pois a participação popular na escolha de seus representantes estava se fazendo valer a partir daquele momento. Agora, passada a euforia do desejo de participação popular direta nas eleições, deve-se avançar na democracia, tornando o voto uma questão de livre arbítrio do próprio cidadão. A obrigatoriedade do voto tolhe o direito democrático do povo de ir ou não às urnas e coloca em xeque se o cidadão realmente tem liberdade de consciência e de crença nas suas ações. Essa obrigatoriedade transfere, ainda, para o Estado, a responsabilidade das decisões que deveriam ser única e exclusivamente do cidadão. Uma decisão pessoal. A não ser em tempos de guerra, nós temos, no Brasil, a liberdade de ir e vir, e isso é constitucional. Mas, em tempos de eleição, em não tenho a liberdade de ir, mas a OBRIGATORIEDADE de ir? Como assim, a minha liberdade de ir e vir para onde e quando eu bem entender é tudo uma farsa, uma mera fantasia da Lei Máxima? A Constituição, quando impõe a obrigatoriedade de ir votar, está violando, além de alguns preceitos, como a livre manifestação do pensamento, por exemplo, violando a si mesma na questão da liberdade de ir e vir, inclusive. Está mais do que claro que o ato de votar é imprescindível numa democracia, mas, mesmo assim, isso tem que ser uma escolha única e exclusivamente do cidadão, e não um autoritarismo, uma imposição do Estado, como acontece hoje. Em vários países do mundo onde se pratica o voto livre, os eleitores menos interessados e alheios à política se abstêm, mas os que vão votar demonstram bastante perspicácia, acurácia e qualidade no seu voto, pois estes avaliaram bem os candidatos, suas propostas, e não foram seduzidos por imagens, símbolos, sensacionalismo midiático ou o velho clientelismo tão praticado, principalmente aqui, no Brasil. Por tudo isso, é que o o Projeto AGORA OU NUNCA, BRASIL! é terminantemente CONTRA ao VOTO OBRIGATÓRIO, e propõe:


PROPOSTA(S):

Primeiro de tudo: NÃO à obrigatoriedade do voto. Esse é o primeiríssimo passo para começarmos a caminhar democraticamente pelo sufrágio universal. A decisão de ir ou não às urnas deve caber única e exclusivamente ao cidadão eleitor. Sem cabrestos, sem amarras, mas com a consciência tranquila, com uma análise bem feita e autônoma em quem votar, ou ainda melhor, em qual proposta votar. Se o ato de votar é um exercício de cidadania, um direito do cidadão, esse exercício, esse direito não pode ser uma arbitrariedade, uma imposição, pois, se assim o for, revela uma regime ditatorial disfarçado de democracia, ou, no mínimo, o quanto a nossa democracia é imatura e rasa, levando, a obrigatoriedade de voto sempre ao velho "coronelismo", às velhas e corriqueiras práticas da politicagem, guiando as massas, como se o cidadão não soubesse pensar por conta própria, o que não confere, de forma alguma, à realidade.

Clique no anexo abaixo e faça o download da proposta em forma de Anteprojeto de Lei de Iniciativa Popular. Se algo for acrescentado, vamos às propostas. Tudo será discutido e votado, aqui no Fórum. Ao finalizarmos, colocaremos o Anteprojeto nas mãos de advogados para deixá-lo no formato final, agora não mais de Anteprojeto, mas de Projeto de Lei de Iniciativa Popular, para ir às ruas para o recolhimento das assinaturas necessárias.

O PORQUÊ DA PROPOSTA(S)?

1. Um avanço imprescindível à Democracia de fato.
2. Liberdade de consciência política.
3. Maturidade política por parte de todos.
4. Fim do voto de cabresto e da manipulação midiática para esse ou aquele candidato.

O que você acha dessa Proposta? Discuta! Dê a sua ideia! Faça essa proposta do Projeto AGORA OU NUNCA, BRASIL! se incorporar às leis nas eleições! Um Brasil melhor está raiando. Uma vida de qualidade está surgindo. O poder está em nossas mãos! Vamos, que a luta está apenas começando!
Anexos
Voto_Livre.pdf Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.(88 Kb) Baixado 0 vez(es)


Última edição por ProjetoANB em Ter Jun 07, 2016 10:49 pm, editado 4 vez(es)
avatar
ProjetoANB
Admin

Mensagens : 43
Data de inscrição : 08/05/2016

Ver perfil do usuário http://projetoanb.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: NÃO À OBRIGATORIEDADE DO VOTO: O VOTO LIVRE

Mensagem por Liza Pol em Qua Maio 11, 2016 8:16 pm

Realmente, se estamos em uma democracia, o voto não deveria ser obrigatório, e sim, uma escolha de cada um. Se não vamos à urna, isto indica que o sistema eleitoral não está respondendo as nossas expectativas, não está sendo eficaz para gerir a "rés pública", ou no mínimo, é por que não há candidatos dignos de confiança para que mereçam o voto do cidadão. Então se não formos obrigados a votar, poderíamos usar esta ação como forma de protesto, daí eles talvez parassem para, ao menos, analisar se suas ações não estão de acordo com os propósitos para que eles deveriam está, ou analisarem que o povo não é tão "gado" como eles querem que sejam.

Liza Pol

Mensagens : 4
Data de inscrição : 08/05/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: NÃO À OBRIGATORIEDADE DO VOTO: O VOTO LIVRE

Mensagem por Ane Sorrentino em Seg Maio 16, 2016 9:43 am

Sempre concordei com essa ideia, mas não sei porque as pessoas nunca foram atrás disso pra valer! Que tipo de democracia é essa? Democracia não é exercer a liberdade? Como assim, voto obrigatório? Obrigatório é o contrário de liberdade. Isso é muito cinismo, isso sim!!! Tá na cara que isso é manipulação!! Como eu sempre digo, as pessoas precisam aprender a pensar por conta própria. Não é porque eu apoiei as manifestações pra tirarem a Dilma, que eu não posso repensar e partir pra coisas ainda mais sérias e inteligentes. Gostei muito de ter encontrado esse espaço aqui. Tomara que tudo sai das sugestões e vire lei. Eu já não aguento mais!! Very Happy
avatar
Ane Sorrentino

Mensagens : 10
Data de inscrição : 16/05/2016
Localização : Santa Catarina, Brasil

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: NÃO À OBRIGATORIEDADE DO VOTO: O VOTO LIVRE

Mensagem por ProjetoANB em Seg Maio 16, 2016 2:52 pm

Ane Sorrentino escreveu:Sempre concordei com essa ideia, mas não sei porque as pessoas nunca foram atrás disso pra valer! Que tipo de democracia é essa? Democracia não é exercer a liberdade? Como assim, voto obrigatório? Obrigatório é o contrário de liberdade. Isso é muito cinismo, isso sim!!! Tá na cara que isso é manipulação!! Como eu sempre digo, as pessoas precisam aprender a pensar por conta própria. Não é porque eu apoiei as manifestações pra tirarem a Dilma, que eu não posso repensar e partir pra coisas ainda mais sérias e inteligentes. Gostei muito de ter encontrado esse espaço aqui. Tomara que tudo sai das sugestões e vire lei. Eu já não aguento mais!! Very Happy

Muito obrigado, Ane, pela sua opinião. A nossa democracia, devido à uma obscura força política, não amadurece na velocidade que deveria. Estamos aqui pra todo esse quadro mudar, mas não podemos sozinhos. Toda força é bem-vinda e necessária nesse momento. Esperamos contar com a sua indignação, inquietude e vontade de mudar. Seja muito bem-vinda. Um Brasil melhor está raiando, e trazendo consigo, novas perspectivas de vida muito melhores daqui pra frente. Essa luta é de todos nós!
avatar
ProjetoANB
Admin

Mensagens : 43
Data de inscrição : 08/05/2016

Ver perfil do usuário http://projetoanb.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: NÃO À OBRIGATORIEDADE DO VOTO: O VOTO LIVRE

Mensagem por Ane Sorrentino em Sab Maio 21, 2016 8:32 am

Ok!!! Tenho algumas ideias e vou apresentar ao Projeto. Me aguardem!!!! drunken
avatar
Ane Sorrentino

Mensagens : 10
Data de inscrição : 16/05/2016
Localização : Santa Catarina, Brasil

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: NÃO À OBRIGATORIEDADE DO VOTO: O VOTO LIVRE

Mensagem por ProjetoANB em Dom Jun 05, 2016 12:41 pm

Ane Sorrentino escreveu:Ok!!! Tenho algumas ideias e vou apresentar ao Projeto. Me aguardem!!!! drunken
Olá, Ane. Suas ideias e propostas serão muito bem-vindas. É isso que fará a diferença. Vamos mudar o Brasil!
avatar
ProjetoANB
Admin

Mensagens : 43
Data de inscrição : 08/05/2016

Ver perfil do usuário http://projetoanb.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: NÃO À OBRIGATORIEDADE DO VOTO: O VOTO LIVRE

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum